Você sabe a importância da Vacina BCG?

A vacina BCG serve para criar imunidade e agir contra as infecções. Ela é a principal responsável pela defesa do corpo contra a tuberculose. Seu nome real é Bacilo de Calmette e Guérin e imuniza tanto crianças quanto a adultos dessa temida doença. Até hoje, é um dos únicos medicamentos conhecidos que serve como preventivo não só das formas graves da tuberculose, como também da tuberculose miliar e da meningite tuberculosa.

 

Criada em 1921, produzida por meio de cepas da bactéria da tuberculose bovina, ela é aplicada com uma injeção intradérmica e por lei é obrigatória para todas as crianças menores de 1 ano de idade. Porém, por recomendação do Ministério da Saúde, elas devem ser revacinadas quando atingirem a idade escolar (6 ou 7 anos) por prevenção de uma infecção.

 

No dia 1 de julho é comemorado o dia da vacina BCG para lembrar a população da importância de estar com a carteirinha de vacinação, tanto dos adultos quanto das crianças para evitarmos o contágio desta doença que causa diversas complicações com a nossa saúde e bem estar.

 

Para auxiliar no controle de vacinação o Ministério da Saúde disponibiliza uma tabela com o Calendário Básico de Vacinação da Criança!

 

Tags: , , , , , , , , ,

23 comentários para “Você sabe a importância da Vacina BCG?”

  1. Claraline Dos Santos Paiva disse:

    Gostei é melhor do que escrever besteira isso é mais importante,valeu!!!!

  2. FILOMENA disse:

    SE A CRIANÇA TOMOU A VACINA E NÃO FEZ AQUELA MARQUINHA NO BRAÇO ISSO QUER DIZER
    QUE A VACINA NÃO PEGOU?

  3. sueli vieira disse:

    Meus filhos, Thiago Attos com 14 anos e a Thialy Attos com 11 anos, já tomaram quando bebé, nem um dos dois, não tem a cicatriz ou seja a marquinha, é importante que eu tenha que procurar um posto de saúde para aprica novamente, por favor me responda, pelo o motivo, que minha mãe fala muito, que é muito importante eles terem essa marquinha.

    • Olá Sueli, o organismo de algumas pessoas não têm a capacidade de formar a cicatriz, mas o fato de não haver a marca pode sim, em alguns casos, significar que a vacina não foi aplicada corretamente. O ideal é procurar um médico para que ele dê orientações mais específicas. Obrigado!

  4. barbara disse:

    Ola EU ja ganhei essa vacina quando EU era criança ai fui ver na minha carteira de vacinação é como se eu tivesse perdido outra vacina dessa de 15 anos. Mais agora eu ja tenho 19 o que fazer nesse caso ?

  5. marcela disse:

    Oi minha filha tem trez ano so que ela n tem a marca so qja levei ela no medico ele olhou e disse q pg pofque no local q aplicou ta fundo mas msm assim to preocupada

  6. Leila disse:

    Meu filho já tomou a vacina duas vezes. A primeira vez, a médica dele solicitou uma sorologia e foi verificado que o organismo dele não produziu os anticorpos, então ele fez a segunda aplicação aos 5 anos e igualmente não fez o resultado esperado. Como agir?

  7. Marcia sueli agra de lima disse:

    Tenho 50 anos e foi criada em interior .
    Não tenho a marca da vacina BCG
    Acredito q n tomei Pq morava em sítio e era de família humilde
    Gostaria de saber se ainda posso tomar e se ainda tem importância
    Tomar ,já que sei q essa vacina aumenta a imunidade
    Aguardo resposta
    Obrigada

  8. luiz alberto valerio disse:

    se a criança fez a vacina bcg nas épocas corretas, e hoje está com 20 anos de idade, é possível ainda “pegar” tuberculose? Minha filha está com 20 anos e fez as vacinas na época correta, eu estou com tuberculose. ela pode “pegar”, mesmo com as vacinas que aplicou? obrigado por qualquer resposta.

  9. Jose de Ribamar do n silva disse:

    Sou adulto nunca tomei bcg que toma mas os posto disse que nao
    pode temo pega doecas tive hanseniase temo pega doenca

  10. Ane disse:

    Boa noite!
    Eu tenho 31 anos e não tomei a vacina.
    Oq devo fazer?

  11. Marly disse:

    Pelo que a Sueli Comentou,seus filhos,nao tomaram o Reforço?

  12. maria de fatima rocha disse:

    gostaria de saber, se a vacina BCG. já esta sendo indicada para pessoas portadoras de diabetes tipo 2, pois ouvi no radio que cientistas estão em estudo a e pesquisa a esse respeito, segundo a noticia, o estudo feito e que a mesma poderá fazer com que o pâncreas volte a produzir a insulina para o organismo, se isso for verdade, estou disposta a toma-la , aquardo resposta , .0brigada.

Deixe um comentário