Inverno: cuidados com a saúde são essenciais

A época mais fria do ano está chegando e os cuidados com a saúde devem ser maiores e devemos dar muita atenção a essa mudança de clima. As doenças respiratórias e a pressão arterial podem se agravar, e os cuidados são uma forma de prevenção para garantir o bem-estar dessa estação.

 

Com a diminuição da umidade relativa do ar, ventos frios e principalmente a queda da temperatura podem causar vários incômodos para o nosso corpo, causando os desagradáveis resfriados, gripes e alguns tipos de alergia. Muitas vezes, são os nossos hábitos de inverno que podem agravar a situação das doenças, tais como manter-se em lugares fechados com mais pessoas durante bastante tempo, expor-se a uma temperatura mais baixa subitamente, entre outros.

 

Muitas pessoas desconhecem, mas o inverno oferece riscos como o enfarte, e a explicação para isso é por que os vasos sanguíneos sofrem um estreitamento com a queda das temperaturas, o que pode sobrecarregar o coração. Já os resfriados que atingem uma grande parte da população são decorrentes das mudanças bruscas de temperatura e a falta de cuidados básicos como agasalhar bem, por que apesar de aparentemente inofensivos, essas doenças podem encaminhar o indivíduo para um quadro de pneumonia entre outras doenças mais graves.

 

Por isso, o Pesquisa Saúde listou algumas dicas práticas e que irão lhe ajudar a passar o inverno sem se render ao mal-estar:

 

- Agasalhe-se, por mais óbvia que seja essa dica, muitas pessoas insistem em desafiar o corpo, que deve se manter aquecido;

 

- Evite lugares fechados com um grande aglomerado de pessoas;

 

- Evitar a exposição prolongada em ambientes aquecidos artificialmente;

 

- Evite banhos prolongados na água muito quente, para evitar o ressecamento da pele;

 

- Mantenha uma alimentação saudável e não tenha preguiça de praticar exercícios.

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário