Dia Nacional dos Ostomizados – 16 de novembro

A Lei número 11.506/2007 definiu que em homenagem à fundação da Sociedade Brasileira dos Ostomizados, em 1985, no dia 16 de novembro toda a população do Brasil se une em torno de um ideal: deixar de lado o preconceito contra as pessoas que utilizam o procedimento da Ostomia.
 
As pessoas Ostomizadas são aquelas que passam por um procedimento cirúrgico (Ostomia), que faz a desconexão de alguma parte do tubo digestivo, urinário, aparelho respiratório, entre outros, onde um tubo será ligado pela abertura denominado estoma. Esse procedimento geralmente é feito em pessoas que sofreram lesões, ou quando alguma doença como o câncer de intestino, bexiga, etc, prejudicam os órgãos, e é preciso intervir para garantir a qualidade de da saúde da pessoa e uma nova oportunidade de vida.
 
Muitas vezes, o portador de uma ostomia sofre com o preconceito, devido ao fato de que após a cirurgia o paciente deve ter cuidados especiais e algumas limitações, mas nada impede que ele mantenha uma vida normal de afazeres. O principal desafio é a própria aceitação da pessoa que foi submetida à cirurgia, passando a entender os desafios e aceitar a sua nova condição de vida. Dessa forma, nada mais certo do que conscientizar as pessoas que convivem com ostomizados de que devem deixar o preconceito de lado e ajudar as pessoas que passam por esses desafios, servindo como apoio.

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário