Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente

No Brasil são muitos os casos de abuso e exploração, principalmente entre crianças e adolescentes, a questão é que alguns acabam sendo conhecidos por meio da mídia, porém a maioria deles não é de conhecimento nem pela família. São casos delicados e que devem ser tratados com extrema atenção, mantendo sempre um acompanhamento psicológico e principalmente conscientização dessas crianças e adolescentes, que muitas vezes são ameaçadas e vivem com medo.

 

Com a necessidade de reverter esse quadro de muita exploração e abuso no Brasil, o dia 18 de maio foi criado em 1998, resultado da união de cerca de 80 entidades públicas e privadas, na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat (organização contra a exploração e abuso) no Brasil. Foi a partir desse encontro que surgiu a idéia de criação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

A partir dessa data, todo ano no dia 18 de maio são realizadas atividades e uma grande mobilização em todo o país, visando defender os direitos dessas crianças e adolescentes, além de fornecer apoio e principalmente a conscientização de toda a sociedade que deve estar atenta e apoiar esse combate, junto com as autoridades e entidades.

 

A Lei 9.970 – Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil. Porém a nossa atenção a este assunto deve estar presente todos os dias, lutando por um país livre desses abusos, garantindo a felicidade e bem-estar das nossas crianças, que são o futuro de nosso país. Faça sua parte, denuncie anonimamente e ajude uma criança ter uma vida tranqüila e feliz!

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário