Dia nacional da mamografia

 

No dia 5 de fevereiro celebramos o dia nacional da mamografia, a data já existe desde 2004 e surge para alertar todas as mulheres sobre a importância do exame, a data foi escolhida em homenagem à Santa Ágata, protetora das doenças mamárias e padroeira dos mastologistas.

 

O câncer de mama ataca todos os anos milhares de mulheres em todo o mundo, além de outras complicações que podem aparecer sem ao menos ser sentido, e é para isso que serve o exame, que além de simples, ajuda a diagnosticar a doença antes dela se tornar mais grave e agressiva, aumentando assim as chances de cura.

 

Os exames de mamografia regulares devem ser feitos a partir dos 40 anos de idade da mulher. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer) é que o Brasil registre 50 mil novos casos de câncer de mama por ano. Foi determinado também que o Sistema Único de Saúde (SUS) ofereça o exame anualmente a todas as mulheres com mais de 40 anos.

 

Além da mamografia, o auto-exame é indispensável e deve ser um ato rotineiro de todas as mulheres, que podem cuidar da sua saúde com um simples toque, conscientize-se!

 

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário