Dia nacional da luta Antimanicomial

O objetivo principal deste dia é reavaliar a forma como as pessoas que possuem algum tipo de doença mental são tratadas nos hospitais especializados. A história da Luta Antimanicomial no nosso país teve início na cidade de Bauru-SP há aproximadamente 22 anos, com a manifestação contra as técnicas usadas para tratamentos em hospitais psiquiátricos, a iniciativa surgiu da revolta de familiares e alguns funcionários que não se conformavam com a forma que os pacientes eram tratados.

 

Porém foi com a reforma psiquiátrica adotada no Brasil em 2001, que um novo modelo de tratamento e assistência aos brasileiros, feito pelo SUS (Sistema único de saúde) é que este quadro foi melhorando, a partir do apoio às pessoas com doenças mentais realizados de forma alternativa.

 

Apesar das muitas falhas e falta de apoio dos poderes públicos, programas como Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tem funcionado de maneira eficiente no país, com atividades especializadas e formas dinâmicas de atender pessoas que possuem doenças mentais. O CAPS além de acolher os pacientes com transtornos mentais tem objetivo de promover a sua integração com a família e a sociedade de forma saudável, apoiando na busca de autonomia profissional, proporcionando apoio através de cursos e ensinamentos, garantindo assim que a pessoa se trate das doenças, de forma livre e eficaz.

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário