Dia mundial de combate a tuberculose

O dia de hoje foi escolhido para conscientizar, informar e principalmente lutar contra a tuberculose, doença que atinge cerca de 50 milhões de pessoas e uma média anual de 100 mil novos casos e 6 mil óbitos por ano só no Brasil. A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882 por Robert Koch; Essa data foi escolhida Organização Mundial de Saúde (OMS) não como comemoração e sim um compromisso para todos prestarem mais atenção nessa doença que atinge tantas pessoas e faz tantas vítimas.

 

O intuito é que as pessoas se mobilizem e saibam da importância de fazer consultas periódicas, estar atentos aos sintomas e se caso for confirmada a doença, realizar o tratamento de forma correta para que se tenha sucesso. Entre os principais sintomas estão a tosse duradoura (por mais de 15 dias), febre, suores noturnos, falta de apetite, cansaço fácil e emagrecimento repentino. Além do pulmão que é o mais comum, a doença pode ocorrer em outros órgãos como as meninges (meningite), ossos, rins e etc. As pessoas portadoras do HIV têm maiores possibilidades de contrair a tuberculose, devido a sua imunidade em um nível muito baixo.

 

Para fazer a sua parte no dia mundial da tuberculose, fale a todos sobre a doença e como estar atento aos sintomas. Se você conhece alguém com a doença, incentive para que ela mantenha sempre o tratamento em dia evitando que a doença se espalhe, afinal tuberculose tem cura. Vamos valorizar um mundo mais saudável e sem tuberculose!

 

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário