Dia mundial da voz

Todos nós usufruímos dos benefícios que a nossa voz nos trás, mas muitas vezes nos esquecemos de valorizá-la, tendo os cuidados indispensáveis e prevenção contra doenças em cada fase da nossa vida. Neste dia 16 de abril, o mundo todo comemora o dia da voz, visando dar ênfase da importância aos cuidados que devem ser realizados com as nossas cordas vocais, realizando ações e praticando dicas indispensáveis.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil é o segundo país no mundo em número de casos de câncer de laringe. São mais de 15 mil por ano, sendo mais de 8 mil fatais, apesar das chances de cura superarem os 90% se o tratamento for realizado no começo da doença.  Além do câncer, outras doenças atingem nossa garganta e cordas vocais, dessa forma, alguns cuidados previnem essas doenças:

 

- Descanse e durma bem, o seu corpo agradece;

- Não faça esforços desnecessários com a voz;

- Mantenha uma boa postura corporal;

- Em crises alérgicas, gripe ou resfriado procure preservar sua voz;

- Procure auxílio médico e fonoaudiólogo ao sentir alterações na voz ou dores;

- Ao ingerir maça você limpa sua garganta;

- Beba muito líquido, principalmente água, com o intuído de hidratar sua garganta;

- Evite bebidas com cafeína, devido a desidratação;

- Evite o cigarro e álcool, ambos desenvolvem risco de câncer de laringe.

 

Siga as dicas e valorize sua voz, é ela quem proporciona a sua comunicação e lhe mantém em sintonia com as outras pessoas. Para mais informações sobre este dia, acesse o site http://www.diamundialdavoz.com

 

 

 

 

 

 

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário