29 de outubro – Dia mundial da Psoríase

Muitas pessoas não conhecem ou possuem diversas dúvidas sobre as doenças que afetam pessoas de todo o mundo. A Psoríase é uma delas, trata-se de uma doença inflamatória crônica que atinge a pele, sua causa ainda é indefinida, mas na maioria das vezes é hereditário ou genético. A doença atinge cerca de 3% da população mundial, e pode se desenvolver em qualquer idade, porém é mais comum na infância, início da idade adulta e depois dos 40 anos, tanto em homens quanto em mulheres.
 
Alguns estudos mostram que alguns fatores podem estar ligados ao desenvolvimento da doença, tais como estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar, etc. É importante afirmar que a Psoríase não é uma doença contagiosa. Seu tratamento varia de acordo com o tipo ou estágio da doença, podendo ser local, ou auxiliado com fototerapia.
 
Seus sintomas mais comuns são caracterizados por lesões avermelhadas ou rosadas, recobertas por escamas esbranquiçadas, e geralmente aparecem em mais de um lugar do corpo, causando também uma leve coceira.
 
A Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza ações todos os anos com o objetivo de alertar as pessoas sobre os sintomas a fim de conscientiza-las a acabar com o preconceito da contaminação por contato, algo que não acontece! A data foi escolhida visando a qualidade de vida e bem estar das pessoas que convivem com a doença e conscientização dos demais.
 
Para saber mais acesse:
Site oficial do Dia Mundial da Psoríase
Sobre a Psoríase
Sociedade Brasileira de Dermatologia

Tags: , , , ,

Deixe um comentário