26 de maio: Dia nacional de Combate ao Glaucoma

O Glaucoma é uma doença causada pelo excesso de pressão dentro dos olhos, afetando o nervo óptico e outras complicações, comprometendo a visão e podendo até provocar a cegueira. Infelizmente na maioria das vezes a doença só diagnosticada quando o estágio já está avançado, dessa forma é muito importante fazer consultas periódicas a um oftalmologista.

 

Entre os sintomas que o Glaucoma apresenta, o sintoma que mais se destaca é a baixa da visão, principalmente, a periférica, porém eles não são aparentemente visíveis no início da doença, por isso a importância de exames preventivos.

 

O glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível no mundo e no Brasil, cerca de 2% da população é portadora da doença, sendo que em muitos casos, não sabem que são portadores e por isso não fazem o tratamento correto. O glaucoma não possui cura, porém se descoberto num estágio não muito avançado possui tratamento.

 

Por isso, pessoas com 40 anos ou mais devem visitar regularmente um oftalmologista e manter a saúde de seus olhos em dia. É importante também que sejam feitos exames preventivos, que além de indolores são rápidos e fáceis. Além disso, o glaucoma pode estar ligado à herança familiar, por isso pessoas que se encaixam neste quadro devem estar atentas aos sintomas.

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário