15 de setembro: todos contra o Linfoma e contra a desinformação

 

Você sabe o que é câncer linfático? É frequente o desconhecimento desse tipo de câncer que afeta o sistema linfático, responsável pela defesa do organismo contra infecções. Infelizmente, este tipo de câncer atinge milhões de pessoas em todo o mundo. E mesmo a imprensa noticiando casos deste tipo de câncer, como no último mês, quando foi revelado a doença no ator Reynaldo Gianecchini, a falta de informação faz que o diagnóstico seja muito tardio. Mas o câncer tem cura, desde que diagnosticado rapidamente. É o caso da presidente Dilma Rousseff , que depois do tratamento está totalmente curada.

 

Tentando reverter a situação de desinformação, foi criado o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas, definido como 15 de setembro como a data que marca o dia. E para que o Brasil se conscientize ainda mais, a ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) desenvolve todo ano campanhas de incentivo e conscientização, prevendo que os brasileiros estejam mais atentos a essa doença.

 

Todo dia, cerca de mil pessoas são diagnosticadas como portadoras da doença, que além de ser silenciosa e muitas vezes não apresentar sintomas preocupantes, é desconhecida por uma grande parte da população mundial. Segundo a ABRALE “a incidência anual de linfomas praticamente dobrou nos últimos 35 anos.”  

 

Veja os sintomas desta doença:  

 

- se estiverem próximo à pele, no pescoço, axilas e virilhas – apresentação de linfonodos aumentados e indolores  
- região do tórax – tosse, falta de ar e dor torácica
- região da pelve e no abdômen – plenitude e distensão abdominal
- outros sintomas: febre, fadiga, sudorese noturna, perda de peso, coceira na pele

 

Se você souber de alguém que tem complicações em lugares como pescoço, axilas, peito, abdômen e virilha, aconselhe a procurar imediatamente um médico, que se caso for linfoma, ela possa ser tratada a tempo. Ajude o mundo a curar-se dessa doença, busque saúde e bem estar de todos, participe você também do Movimento Contra o Linfoma!

 

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário