04 de janeiro – Dia do hemofílico

Você conhece a hemofilia? É um tipo de doença genético-hereditária que é caracterizada pela desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se em grande parte no sexo masculino. O gene que causa a hemofilia é transmitido pelo par de cromossomos sexuais XX. O fato é que as mulheres não desenvolvem a doença em si, porém podem ser portadoras do defeito, e dessa forma é no filho do sexo masculino é que pode manifestar a doença.

 

Essa enfermidade é percebida por sintomas claros como: sangramento excessivo, dor forte, aumento da temperatura e restrição dos movimentos, principalmente joelho, tornozelo e cotovelo.  Esses sangramentos que ocorrem, geralmente aparecem em forma de manchas roxas devido a pequenas batidas ainda quando bebê ou criança.

 

É por isso que no dia 04 de janeiro comemoramos o dia do Hemofílico, que além de apoiar as pessoas que possuem a doença, serve como alerta para as pessoas e principalmente para os pais, visando assim que estejam conscientes e atentos aos sintomas, evitando que a doença se desenvolva cada vez mais.

 

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário